Regras da roleta

Regras da Roleta

O jogo da Roleta possui algumas regrinhas. Sendo a queridinha dentro dos cassinos atualmente, tornou-se muito popular ao passar dos séculos. Além de hoje ser um ícone dentro das casas de apostas. Em princípio, o que mais se acredita, é que o jogo tenha surgido na França por volta do século XVIII (18). Mas vale lembrar que muitos historiadores defendem que a origem do jogo vem da Idade Média. E que também tenha sido criado por um monge francês. Há histórias que contam que o tal monge desejava escapar à mesmice da vida monástica, por isso inventou a roleta. Entre tantas especulações da sua origem, o que nos resta é fazer bom uso do que um dia foi inventado e existe até hoje. Portanto, continue com a gente e aprenda as regras do jogo da roleta.

Informações básicas

Sobretudo, precisamos entender algumas regras da roleta básicas. Os jogadores, normalmente oito, jogam contra a casa que é representada por um crupiê, quem dirige a mesa do jogo.  O crupiê fica responsável por girar a roda da roleta e organizar as apostas, além disso, após o número ser sorteado, ele também executa os pagamentos dos prêmios. Vale lembrar que o crupiê também pode ser chamado de “dealer“, que em inglês significa “negociante”. Na versão francesa e europeia do jogo a roda possui 37 casas, sendo unidades de números de 1 a 36, mais o número 0. Entretanto, nos Estados Unidos, as rodas da roleta possuem dois zeros, portanto 38 casas.

Em um cassino cada jogador recebe fichas de cores diferentes, a fim de diferenciar uma aposta da outra. No final do jogo, caso você tenha ganhado, você pode trocar as suas fichas por fichas de dinheiro. Estas são fichas especiais que possuem um valor determinado em cima delas. Como por exemplo, uma ficha que vale mil dólares terá $1000 gravado em cima. Existem diversas denominações em diferentes cores. Você leva essas fichas ao caixa para que possam trocá-las por dinheiro real.

Apostas

No jogo da roleta as apostas são feitas em números, qualquer número que estiver na roda incluindo o 0. Essas apostas são depositadas no layout da mesa ou no lado de fora. Quando todos os jogadores da mesa já tiverem tido a chance de fazer suas apostas, o crupiê começa a rodar a roda e deixa a bolinha cair. Um pouco antes da bola cair e começar a girar entre as casas, o crupiê diz em voz alta “não há mais apostas”. A partir deste momento ninguém mais pode fazer ou mudar uma aposta até que uma nova rodada comece.

Um objeto pequeno, porém, de muita importância no jogo, chama-se “dolly“. Dolly é uma pequena pecinha usada para marcar o número sorteado em cada rodada. Logo após a bolinha parar em uma casa dentro da roda, o crupiê marcará na mesa o tal número vencedor com o dolly e irá retirar as apostas perdedoras. Após isso, as novas apostas podem ser feitas, enquanto o crupiê paga os vencedores.

Os vencedores são aqueles que acertam o número precisamente, ou a categoria na qual esse número se encaixa. Pois quando o jogador faz uma aposta externa na mesa, ele pode apostar em número pares/ímpares, vermelhos/pretos, em determinadas fileiras ou agrupamento de números. Para entender melhor as apostas clique aqui, onde fizemos tabelas que explicam com clareza todas as apostas que podem ser feitas dentro deste jogo.

Vantagens da casa

Quando citamos uma mesa de roleta que utiliza apenas um “0”, a vantagem da casa sobre o jogador é de 2,7%. Entretanto, em uma mesa com duas unidades de “0”, a vantagem do cassino sobe para 5,26%. No segundo caso a vantagem pode chegar a 7,9% em determinadas apostas, como nas apostas conjuntas de 5 números. A vantagem da casa também pode ser gerada pela seguinte maneira: pagar o ganhador uma ou duas fichas a menos do que teria sido se não houver essas vantagens.

A regra da “prisão”

Se acaso a bolinha cair na casa do número zero, alguns casinos permitem que o jogador receba de volta metade do valor apostado naquela rodada. Ou então deixe esse valor para a próxima rodada. Nesse caso denominamos que tal quantia fica em “prisão” para ser usada na partida da sequência. Essa é considerada uma regra importante entre as regras da roleta. Porém, se a sua aposta fica em prisão e o número sorteado cair novamente no zero, o jogador perde toda a quantia apostada.

A regra do “compartilhamento”

A regra do compartilhamento pode ser comparada com a regra da prisão. Apenas nesse caso o jogador perde metade do valor da sua aposta sem ter a chance de colocá-la na prisão para uma próxima rodada. Essa regra refere-se as apostas externas, que são apostas “agrupadas”, citadas acima no texto. Então, quando o jogador aposta em todos os números vermelhos ou pares (apenas um exemplo), e o resultado é o número 0, o jogador perde essa quantia apostada sem ter como colocar na prisão. Essas duas regrinhas, prisão e compartilhamento, baixam a vantagem do cassino. Uma aposta nos números vermelhos em uma mesa de roleta de um único zero (com essas duas regras), a casa fica com uma vantagem de 1,35%. Agora, já em uma mesa com dois zeros, a vantagem do cassino sobe para 2,63%.

O Pagamento

Uma aposta em um número inteiro, que nada mais é do que apostar uma ficha inteira em um único número, em inglês usa-se o termo “straight-up bet” para referir-se a esse tipo de aposta. Quando a aposta é uma straight-up bet, paga-se 35 para um 1. Ou seja, se você investiu R$1 nessa aposta, vai receber R$35. Mas como no cassino as apostas são feitas através de fichas, para cada ficha apostada, você recebe 35 fichas mais a ficha que usou para apostar. No final você sai com 36.

Apostar em:Paga:
Dois números17 para 1
Três números11 para 1
Quatro números
(corner-bet)
8 para 1
Seis números5 para 1
Coluna2 para 1
Cor (vermelho ou preto)1 para 1

Objetivo do jogo

Para vencer na roleta o jogador tem que adivinhar onde a bolinha vai parar depois do spin. Isso não é uma tarefa fácil. A sorte tem um grande poder aqui e possui um papel muito importante na hora do momento decisivo. Alguns jogadores apostam suas fichas nos números “quentes” e torcem que esses sejam sorteados em algum momento. Outros ficam de olho em quais números ainda não caíram e apostam nesses, pois acreditam que “agora” é a vez de tal número. Já uns apostam no máximo de números possíveis para aumentar sua chance de vencer em cada giro que a roda dá. Mas infelizmente, dessa maneira os pagamentos são bem menores. Existem aqueles que utilizam estratégias metódicas ou sistemas específicos de apostar na hora de jogar.

Enfim, de maneiras diferentes, todos buscam o mesmo objetivo, prever em qual casa da roda a bolinha vai cair. Ou seja, adivinhar o número sorteado e com isso levar um bom prêmio para casa.

Regras da Roleta Francesa

As regras da roleta francesa são muito parecidas com as da roleta europeia. Também possui uma roda com 37 diferentes casas inumeradas. Contudo, possui um diferente layout de mesa para as apostas externas. As vantagens para o jogador na roleta francesa são as mesmas da roleta europeia. Pois assim como na europeia, na francesa existe apenas um número zero. Diferente da americana, que como já falamos por aqui, consiste de duas unidades diferentes de zero. Os jogadores perdem 50% do seu dinheiro quando o número sorteado é o zero, o que é conhecido como a regra “La Partage”.

O objetivo do jogo continua sendo o mesmo, adivinhar em qual número a bolinha vai cair das 37 chances. E claro que todos os termos na roleta francesa são em francês, mas isso acaba por não ser um problema, pois todos os termos são traduzidos para o inglês, uma língua muito mais universal.

Apostas internasApostas externas
1 número12 números na coluna
2 números – split bet12 números – dúzia
3 números – street betVermelho ou preto
4 números – cornerÍmpar ou par
6 números – line betNúmeros baixos ou altos

Roleta de Canastra

Em Costa Rica, um país que vive muito do turismo, uma das maiores atrações são os cassinos. Nesse país, algumas mesas de casino recebem nomes diferentes, assim como podem ter regras diferentes de outras. Roleta nos cassinos de Costa Rica também pode ser chamada de “Canastra”. Além disso, o layout da mesa do jogo consiste de dois zeros. No lugar de uma roda, eles muitas vezes utilizam uma gaiola de arame circular para sortear os números. Para conseguir visualizar como é, imagine as gaiolinhas usadas nos bingos para sortear os números. É basicamente isso.

Você sabia?

Em vários cassinos existe uma tradição onde o crupie começa com a primeira rodada. Assim sendo, ele tenta fazer com que a bolinha caia no número correspondente a data do dia. Essa prática, é claro, exclui os números 32, 33, 34, 35, 36 e 0.